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sábado, 6 de julho de 2013

Como criar indicadores de projetos de software


No post de hoje vamos desmistificar o uso de indicadores.


Fazendo um passo a passo para você conseguir identificar facilmente o status do seu processo ou produto



Com criar e usar indicadores em projetos de software


1.      Primeiro passo é identificar a categoria do indicador.  

               

Qual é a área do seu projeto que você quer medir? Qualidade, produtividade, satisfação do cliente...

               

Esse passo é primordial para conseguir sucesso na sua medição.


Definida a categoria do indicador, é necessário verificar o que se quer medir.


A seguir listamos duas categorias, qualidade e produtividade. E relacionamos alguns indicadores podem ser extraídos a partir delas


Qualidade

                Numero de erros do produto por mês 

                               Exemplo: janeiro à 8 erros, fevereiroà11 erros.


                Numero de erros do produto x cliente

                               Exemplo Produto A, clientes do Produto A 10, erros  do Produto A 11 erros.

                                               Produto B, clientes do Produto B 20, erros  do Produto B 05 erros.                               

                Numero de erros do produto por versões

                               Exemplo: Versão A 10 erros,  Versão B 11 erros.


                Numero de erros do produto x hora extra

                               Exemplo: Janeiro Total de horas extras 140 total de erros 15

                                                 Fevereiro Total de horas extras 100 total de erros 8

                              

                Numero de erros x severidade

                               Exemplo: Baixo 10 erros, Médio 5 erros, Alto 3 erros, Crítico 1 erro.



Produtividade

                Numero de horas trabalhadas por produto

                Horas estimadas x horas realizadas das tarefas

                Horas de desenvolvimento x horas gastas em correção erros

                Horas de gerenciamento x numero pessoas                                    

                Pontos por função, desenvolvido x horas trabalhadas equipe.

                Pontos por função, desenvolvido x colaborador.

                Pontos por função, desenvolvido x equipe.


2.      Método de coleta dos dados

                              


Nessa questão é preciso verificar como serão coletados os dados para gerar o indicador.


Lembre-se uma fonte de dados não confiável gera um indicador não confiável.

Por isso é muito importante você ter confiança nos dados fornecidos. Se for possível o melhor é que seja automatizada a coleta.


Digamos que queremos monitorar os bug's (erros) por mês de um determinado produto.


Podemos obter os dados dos sistemas de bug tracker, por exemplo,


                                              

3. O próximo passo é definir a meta para do indicador


Um dos objetivos do indicador é aperfeiçoar os processos e nesse ponto é que entra em ação a meta.

Votando novamente ao nosso exemplo de medir os erros por mês. Uma meta poderia ser que os erros por mês não poderia ser superior a 5 erros.


Caso seja ultrapassada a meta faz-se necessária medida, para que se possa voltar ao objetivo.


Essas medidas podem ser fazer teste de regressão, investir em treinamento, verificar a entrada de requisitos, entre outras.

               

4. Identificando ocorrências

               

Uma ocorrência pode ser

               

4.1 Eventual

               

O indicador mostra um evento isolado, aconteceu depois não se repete.

               

Digamos que o seu indicador com 12 meses mostrou que no mês de fevereiro ocorreu uma a quantidade de 12 erros e que nos demais meses dos anos esse numero não passou de 5 erros. Isso foi um ocorrência eventual um caso isolado.

É preciso de uma analise mais essa ocorrência teve ter uma atenção menor que uma ocorrência constante.


4.2 Constante

               

O indicador mostra um evento com ocorre por um período de tempo de maneira constante.

               

Na ocorrência constante deve-se ter uma atenção especial. Digamos que nos 12 meses do ano a maioria dos meses ficaram com numero de erros entre 5 e 7. Porém Junho, Julho, Agosto e Setembro o numero de erros ficou acima de 10.


Nesse caso a ocorrência de defeito foi constante por um período de tempo. Deve-se observar a causa com maior nível de detalhe. 


Veja o exemplo no gráfico




                              


5. Tomada de decisão

               

Não use um indicador se você não for tomar uma decisão com ele. Isso desmotiva a equipe e perde-se a credibilidade na gestão.

É preciso que todas tenham conhecimentos dos indicadores de qualidade por exemplo. O motivo e bem simples sabendo como esta a qualidade do que se produz tem a ideia do qualidade do seu trabalho também e por isso tende-se a melhorar.               

               

6. Como apresentar indicadores


Uma maneira bem interessante de mostrar indicadores é através de gráfico do tipo Histograma (Os dados são apresentados em um período de tempo).


Nesse gráfico que mostramos de exemplo houve uma ocorrência eventual e uma constante 

               



               


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