No post de hoje vamos desmistificar o uso de indicadores.
Fazendo um passo a passo para você conseguir identificar facilmente o
status do seu processo ou produto
Com
criar e usar indicadores em projetos de software
1. Primeiro passo é identificar a categoria
do indicador.
Qual é a área do seu projeto que você quer medir? Qualidade,
produtividade, satisfação do cliente...
Esse passo é primordial para conseguir sucesso na sua medição.
Definida a categoria do indicador, é necessário verificar o que se quer
medir.
A seguir listamos duas categorias, qualidade
e produtividade. E relacionamos
alguns indicadores podem ser extraídos a partir delas
Qualidade
Numero de erros do
produto por mês
Exemplo: janeiro à 8 erros, fevereiroà11 erros.
Numero de erros do
produto x cliente
Exemplo
Produto A,
clientes do Produto A 10,
erros do Produto A 11 erros.
Produto B, clientes do Produto B 20, erros do Produto B 05 erros.
Numero de erros do
produto por versões
Exemplo:
Versão A 10
erros, Versão B 11 erros.
Numero de erros do
produto x hora extra
Exemplo:
Janeiro Total
de horas extras 140 total de erros 15
Fevereiro Total de horas extras
100 total de erros 8
Numero de erros x
severidade
Exemplo:
Baixo 10
erros, Médio 5
erros, Alto 3
erros, Crítico 1
erro.
Produtividade
Numero de horas
trabalhadas por produto
Horas estimadas x
horas realizadas das tarefas
Horas de
desenvolvimento x horas gastas em correção erros
Horas de
gerenciamento x numero pessoas
Pontos por função,
desenvolvido x horas trabalhadas equipe.
Pontos por função,
desenvolvido x colaborador.
Pontos por função,
desenvolvido x equipe.
2.
Método de coleta dos dados
Nessa questão é preciso verificar como serão coletados os dados para
gerar o indicador.
Lembre-se uma fonte de dados não confiável gera um indicador não
confiável.
Por isso é muito importante você ter confiança nos dados fornecidos. Se
for possível o melhor é que seja automatizada a coleta.
Digamos que queremos monitorar os bug's (erros) por mês de um
determinado produto.
Podemos obter os dados dos sistemas de bug tracker, por exemplo,
3.
O próximo passo é definir a meta para do indicador
Um dos objetivos do indicador é aperfeiçoar os processos e nesse ponto
é que entra em ação a meta.
Votando novamente ao nosso exemplo de medir os erros por mês. Uma meta
poderia ser que os erros por mês não poderia ser superior a 5 erros.
Caso seja ultrapassada a meta faz-se necessária medida, para que se
possa voltar ao objetivo.
Essas medidas podem ser fazer teste de regressão, investir em treinamento, verificar a entrada de requisitos,
entre outras.
4.
Identificando ocorrências
Uma ocorrência pode ser
4.1 Eventual
O indicador mostra um evento isolado, aconteceu depois não se repete.
Digamos que o seu indicador com 12 meses mostrou que no mês de
fevereiro ocorreu uma a quantidade de 12 erros e
que nos demais meses dos anos esse numero não passou de 5 erros. Isso foi um
ocorrência eventual um caso isolado.
É preciso de uma analise mais essa ocorrência teve ter uma atenção
menor que uma ocorrência constante.
4.2 Constante
O indicador mostra um evento com ocorre por um período de tempo de
maneira constante.
Na ocorrência constante deve-se ter uma atenção especial.
Digamos que nos 12 meses do ano a maioria dos meses ficaram com numero de erros
entre 5 e 7. Porém Junho, Julho, Agosto e Setembro o numero de erros
ficou acima de 10.
Nesse caso a ocorrência de defeito foi constante por um período de tempo. Deve-se observar a causa
com maior nível de detalhe.
Veja o exemplo no gráfico
5.
Tomada de decisão
Não use um indicador se você não for tomar uma decisão com ele. Isso
desmotiva a equipe e perde-se a credibilidade na gestão.
É preciso que todas tenham conhecimentos dos indicadores de qualidade
por exemplo. O motivo e bem simples sabendo como esta a qualidade do que se
produz tem a ideia do qualidade do seu trabalho também e por isso tende-se a
melhorar.
6.
Como apresentar indicadores
Uma maneira bem interessante de mostrar indicadores é através de
gráfico do tipo Histograma (Os dados são apresentados em um período de tempo).
Nesse gráfico que mostramos de exemplo houve uma ocorrência eventual e
uma constante
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