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segunda-feira, 15 de julho de 2013

Técnicas para levantamento de requisitos

Olá pessoal, hoje vamos para falar sobre engenharia de requisitos. Pretendo escrever uma série de post sobre esse tema.

E vamos começar com algumas técnicas para levantamento de requisitos.

Levantar requisitos de software não é uma tarefa muito fácil. Uma vez que o usuário não tem todo o negócio de maneira clara na cabeça, outro complicador e que as idéias do cliente vão ser aperfeiçoando a medida que você questiona sobre o produto a ser produzido.

Nesse sentido essas técnicas vão torna o seu trabalho muito mais fácil.

Etnografia
"Nesta técnica, o analista se insere no ambiente de trabalho em que o sistema será utilizado. O trabalho diário é observado e são anotadas as tarefas reais em que o sistema será utilizado. O principal objetivo da etnografia é que ela ajuda a descobrir requisitos de sistema implícitos, que refletem os processos reais, em vez de os processos formais, onde as pessoas estão envolvidas." *1

"A maioria das metodologias de desenvolvimento de sistemas inclui em seus estágios iniciais a observação dos usuários. Considerando que os usuários de um sistema formem uma classe específica ou possuam uma determinada cultura, tem-se que métodos baseados em etnografia para observá-los em seus locais de trabalho constituem-se em abordagem efetiva para apoiar o processo de engenharia de requisitos (SANTANDER, 1999)." *2 

Resumindo: A observação do usuário inserido no seu processo pode ser uma fonte rica de requisitos. Pois existem etapas que são realizadas de maneira tão automática pelo usuário, que em uma entrevista sobre seu trabalho passaria despercebido.

Entrevista
"Entrevista é uma técnica de identificação de requisitos muito usada. O engenheiro de requisitos ou analista discute o sistema com diferentes usuários, a partir da qual elabora um entendimento de seus requisitos. Há basicamente 2 tipos de entrevistas: i) entrevistas fechadas onde o engenheiro de requisitos procura as perguntas para um conjunto pré-definido de questões; ii) entrevistas abertas onde não há agenda pré-definida e o engenheiro de requisito discute, de forma aberta, o que os usuários querem do sistema (BELGAMO, 2000). " *2

A vantagem da entrevista que você pode com o usuário ter uma visão além do processo formal, e obtém-se também informações de processo informais que impactam no futuro sistema. Um cuidado porém que se deve  ter é que na entrevista aberta é a perda do foco de requisitos de sistemas.

JAD (Joint Aplpication Development)

"JAD (Joint Application Design) é uma técnica para promover cooperação, entendimento e trabalho em grupo entre os usuários desenvolvedores.

O JAD facilita a criação de uma visão compartilhada do que o produto de software deve ser. Através da sua utilização os desenvolvedores ajudam os usuários a formular problemas e explorar soluções. Dessa forma, os usuários ganham um sentimento de envolvimento, posse e responsabilidade com o sucesso do produto"*1

"A técnica JAD foi desenvolvida na IBM no fim dos anos 70 com o objetivo de criar sessões de trabalho estruturadas, através de uma dinâmica e de grupo e recursos visuais, em que analistas e usuários trabalham juntos para projetar um sistema, desde os requisitos básicos até formatos de relatórios (PORTELLA1994)." *2

O diferencial da JAD é a proximidade dos principais  envolvidos do projeto em um workshop. Isso traz diversos benefícios como  o usuário ter a visão do sentimento do time de produção a respeito do projeto, além do time de produção pode sentir as expectativas direto do usuário.

Questionário

"O uso de questionário é indicado, por exemplo, quando há diversos grupos de usuários que podem estar em diversos locais diferentes do país. Neste caso, elaboram-se pesquisas específicas de acompanhamento com usuários selecionados, que a contribuição em potencial pareça mais importante, pois não seria prático entrevistar todas as pessoas em todos os locais.

Existem vários tipos de questionários que podem ser utilizados. Entre estes podemos listar: múltipla escolha, lista de verificação e questões com espaços em branco. O questionário deve ser desenvolvido de forma a minimizar o tempo gasto em sua resposta" *1

"A utilização de questionários é útil para obtenção de dados quantitativos dos usuários sobre as tarefas existentes no sistema atual 

(MAGUIRE, 1998). Os questionários são uma alternativa para conduzir uma entrevista principalmente quando é grande o numero de usuários envolvidos (WESSELS, 2002)."  *2

Uma fator de risco na técnica questionário é o tempo. Pois as etapas de preenchimento e consolidação dependendo do numero de usuários pode levar um tempo considerável.

Prototipação

"Em determinada situações: “Os usuários podem entender e expressar melhor suas necessidades através da comparação com um produto de software que sirva de referência. Quando tal produto não existe, a prototipação pode ser usada para criar um produto que 
ilustre as características relevantes, através dos quais os usuários podem descobrir suas reais necessidades” (CHOSSI, 2001)." *2

"Alguns dos benefícios do protótipo são as reduções dos riscos na construção do sistema, pois o usuário chave já verificou o que o analista captou nos requisitos do produto. Para ter sucesso na elaboração dos protótipos é necessária a escolha do ambiente de prototipagem, o entendimento dos objetivos do protótipo por parte de todos os interessados no projeto, a focalização em áreas menos compreendidas e a rapidez na construção."

A principal vantagem do protótipo é que ele é próximo da realidade do usuário. E assim sendo ele consegue ter maior visão do negocio e decidir com mais assertividade.  Deve-se ter um atenção no custo dessa técnica e verificar se é viável ou não a construção do protótipo.

Referencias:
*1. http://www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-2-tecnicas-para-levantamento-de-requisitos/9151
*2 http://guiapratico-requisitos.weebly.com/teacutecnicas-de-identificaccedilatildeo.html



















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