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sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Habilidades do gerente na gestão de projetos TI

Olá pessoal,
Sejam bem vindos. Estamos de volta para falar sobre habilidades que um gerente de projetos deve ter.

Habilidades do gerente na gestão de projetos TI


Nesse post vamos detalhar algumas dessas habilidades
.
Liderança
Capacidade de influenciar a equipe e todos os envolvidos no projeto.
Isso é vital para um gerente de projeto. Afinal de contas um gerente de projetos, orquestra a equipe para um objetivo, a realização de um  projeto.

Um gerente que não tem o respeito da equipe, conseguindo que sua opinião seja atendida apenas pela autoridade e não pela liderança têm sérios problemas.

No artigo: Liderança na Gestão de Projetos

O autor destaca 4 pontos da liderança em projetos 

Visão: a descoberta dos caminhos. Esse processo desperta a habilidade de identificar quais são as expectativas e necessidades do sponsor para que as entregas finais do seu projeto estejam o mais próximo possível de sua concretização

Alinhamento – criando um sistema de trabalho tecnicamente direcionado. Uma vez identificado o objetivo, é hora de planejar como será o caminho de concretização do mesmo. O trabalho do gerente de projeto será o liderar sua equipe no desenvolvimento e formalização de todos os processos de trabalho do projeto.

Empowerment – trazer à tona o talento, energia e contribuição das pessoas. Os stackeholders do projeto devem ser estimulados pelo gerente para trazerem à tona suas criatividades, talentos, habilidades e potenciais. Com isso, eles terão mais autoconfiança na realização de seu trabalho ao seguirem os caminhos que todos participaram da elaboração.

Modelagem – gerando confiança nas pessoas. Através dele, o líder do projeto deverá trabalhar buscando a confiança e transparência em sua equipe de stakeholders. Com esse ambiente, torna-se natural o equilíbrio entre o caráter e a competência, suportando a união entre todos até nas situações mais difíceis do projeto.

Resolução de Conflitos
Capacidade de identificar e resolver os conflitos no âmbito do projeto.
Conflitos são inerentes aos projetos. Os projetos são feitos por pessoas, com culturas, pensamentos, objetivos, capacidades, etc. diferentes. 

Que precisam trabalhar em prol de um único objetivo. Cabe ao gerente de projeto harmonizar todas essas variáveis. 
Sendo um moderador, não dando sempre a palavra final mais ajudando as pessoas a resolver suas diferenças.

Existe uma diferença entre conflito e divergência. Conflito é algo prejudicial ao projeto e divergência é somente pontos de vistas diferentes de um mesmo assunto.

Então concentre-se apenas nos conflitos e deixe as divergências em segundo plano.

No artigo O gerenciamento de conflitos em projetos

Vemos algumas fontes de conflitos: prazos, definição de prioridades, mão de obra, questões técnicas, choque de personalidades, custo.

Bem com algumas proposta de soluções:

Retirada: busca-se uma saída da área de conflito
Smoothing (panos quentes): evitam-se áreas de diferenças e buscam-se as áreas de convergência
Confronto: o conflito é solucionado através da resolução do problema entre as partes
Compromisso (colaboração): barganha e busca de soluções que trazem algum grau de satisfação para as partes
Força: opção que dá ênfase a um ponto de vista como alternativa

Claro que a negociação e a convergência de opiniões sempre deve ser estimuladas.

Competência técnica
Capacidade de coordenar as ações técnicas do projeto.

Quando falo de técnica não refiro ao conhecimento técnico do negocio fim do projeto. Obviamente é preciso ter uma boa ideia técnica sobre o produto ou serviço que esta sendo desenvolvimento.

Porém é prioritária a técnica em gestão de projetos, uso de ferramentas, controles e indicadores para o bom acompanhamento dos projetos.

No post Dicas para um bom gerenciamento de projetos 

Vemos algumas lembretes que podem ajudar nessa tarefa:

  • Monitore diariamente o desempenho do projeto;
  • Gerencie o escopo;
  • Tenha auditorias de qualidade periódicas e independentes em seus projetos;
  • Faça reuniões de acompanhamento periódicas;
  • Mantenha a equipe motivada;
  • Gerencie os riscos do projeto;
  • Tenha sempre um plano B;
  • Elabore planos de ação;
  • Ouça;
  • Comunique todos os envolvidos sobre a situação real do projeto.



Planejamento
Capacidade de elaborar planos e executá-los.
Não basta que um gerente de projeto crie um plano.

O plano não é garantia de sucesso é preciso medição para conferencia se evolução do projeto esta de acordo com o planejado. 

Algumas dicas para ter um minimo de planejamento
Crie marcos para avaliação;
Desenvolva pontos de controle e entregas intermediárias, isso lhe fornecerá maior visibilidade do projeto.

Cuide da comunicação; 
Como serão realizadas as reuniões de acompanhamento, como serão tratados os defeitos encontrados, quais serão os critérios de aceite. Tudo isto faz parte do seu guia de comunicação.

Faça registros das pendências;
Isso é importante para as pendências não cair no esquecimento, além disso marque prazo da resolução das pendências.

Eleja prioridades
A vantagem de eleger prioridades é que você começa pelo que é mais relevante para o projeto, diminuindo assim vários risco. Entre eles, caso o projeto sofra algum corte de investimento, o core do sistema já estará construído. Outra vantagem é que não se investe tempo demasiado em funcionalidades periféricas em detrimento de funcionalidades relevantes.

Espero ter contribuído para a sua carreira.

Fiquem com Deus e até a próxima.

"...mas a nossa capacidade vem de Deus"
2 Coríntios 3:5

Referencias:
http://www.blogcmmi.com.br/dicas/top-10-dicas-para-um-bom-gerenciamento-de-projetos 
http://www.gp3.com.br/index.php?/o-gerenciamento-de-conflitos-em-projetos.html
http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/106









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