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terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Atitudes de um gestor

Olá pessoal, 

Estou de volta para falar sobre as atitudes que um gestor deve ter. Obviamente esse tema é bem amplo e tem algumas divergências de uma área para outra. Mas como meu objetivo aqui não é ser científico e sim trocar experiências. Vou falar sobre as principais característica que o mercado exige de um líder.

No post habilidade de um gerente de projetos falo sobre as habilidades que um gerente de projetos deve ter. Nesse post de hoje além das habilidades descrevo o que se espera de um gerente de projetos

1. Maestro
O Maestro é um excelente exemplo de gestor. Perceba que em uma orquestra existem pessoas com um enorme talento e vasta experiência. Porém essas pessoas sem um maestro, juntas não são capazes de produzir musica alguma de qualidade. Esse é o papel do gestor, ditar o ritmo que cada instrumento é tocado. É o gestor que indicar, orienta controla, acompanha. Um líder sabe qual instrumento tem a sua disposição, o profissional e suas habilidades e extrai de cada indivíduo o seu melhor. Assim como na orquestra nem todos tocam sax ou baixo. Na vida profissional é assim também,  existem profissionais que estão mais inclinados a fazer coisas novas, desafiadoras, pesquisa, projetos etc. A outros que pelo contrario gostam de trabalhar em um ambiente mais previsível onde as coisa estão mais controladas. Perceber as habilidades e como extrair o melhor de cada um é um papel fundamental, fazer com que todos trabalhem em sintonia é função do maestro gestor.

2. Tomador de decisão

Tomar decisão é o mínimo que se espera do gestor. Ponderar, decidir, colocar pros e contras esse é o dia à dia do gestor. A demora na tomada de decisão pode ser crucial. "Uma decisão errada pode te alegar a falta de decisão pode tirar sua vida". Sobre a decisão evite errar e se errar erre pequeno. Escolha os risco e hora de fazer grandes apostas.
 
3. Convence com números

Feeling é importante mais um gestor não pode argumentar somente com feeling. Precisa ter números nas mãos. Existe uma máxima que diz "contra fatos não existe argumentos". Leve dados para suas reuniões. Apresente números indicadores tendência tudo que possa dar credibilidade ao seu discurso.
 
4. SER humano
 É preciso compreender de pessoas. Entende o ambiente fazer uma leitura dos profissionais que tem a sua disposição. Quando falo sobre leitura não digo apenas de resultado, falo sobre sobre postura, atitudes. Entender o que esta por de traz do resultado, e tomar as ações para corrigir.
Realizar feedback, não só negativo, mas elogiar quando a equipe acertar. Isso faz muita diferença. Transmite confiança credibilidade e respeito, seu colaborador sente-se seguro com essa atitude.
 
5. Ser frio

Um pouco de emoção é necessário, não se constrói bons resultados só com razão. Muita emoção é um desastre. Faz com que decisões erradas sejam tomadas, ofusca a visão não permite calcular devidamente os risco. Seja frio não toma decisões na emoção, precipalmente as que tenham alto impacto e risco. Pense uma um caminho errado pode não ter mais retorno.

Abraços, 

Até a próxima

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